Home » » Plebiscito de criação do Estado de Carajás pode ser realizado este ano

Plebiscito de criação do Estado de Carajás pode ser realizado este ano

Written By EDUCACIONAL MACKENZIE on sábado | sábado, maio 14, 2011

Plebiscito de criação do Estado de Carajás pode ser realizado este ano
Jatene diz ser a favor da criação do novo Estado.
Emancipacionistas do sul e sudeste do Pará ainda estão em festa pela vitória da campanha pró-Estado de Carajás, ocorrida na última quinta-feira (5), quando a Câmara dos Deputados aprovou o plebiscito para decidir sobre a emancipação de Carajás, que pode criar um novo Estado, a partir da redivisão do Pará.
Foi, de longe a maior vitória do projeto até hoje, depois de ter passado sem sustos pelo Senado Federal. Na Câmara, onde as opiniões eram mais divididas, foi necessária uma série de estratégias para driblar as forças contrárias, entre elas parlamentares do próprio Estado do Pará, contra o plebiscito.
Uma das razões para a vitória da semana passada foi o fato de o deputado Giovanni Queiroz, um dos políticos mais identificados com a bandeira da redivisão, ser hoje o líder do PDT na Câmara, com o que passou a ter uma relação mais próxima com os demais líderes de partido e poder de barganha.
A estratégia para colocar o projeto em pauta estava delineada, porém os envolvidos mantiveram tudo em sigilo, evitando até mesmo vazar a informação à imprensa, de forma a pegar de surpresa as forças contrárias a aprovação do mérito.
De acordo com o projeto, o Estado de Carajás teria 39 municípios, no sul e sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do Pará e uma população de 1,6 milhão.
NÚMEROS
90% da população do oeste do Pará apoia a criação do Estado do Tapajós, segundo pesquisa realizada pela UFPA em 2010.
60% dos eleitores do sul e sudeste do Pará apoiam a criação do Estado do Carajás.
66 municípios deixarão de fazer parte do Pará caso os dois novos estados sejam criados.
24% do território paraense ou 951.085,80 km² do território do Pará seriam absorvidos pelo Estado de Carajás.
PRÓXIMO PASSO
Agora, um decreto deve ser promulgado pelo presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), autorizando a realização do plebiscito. Em seguida o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá seis meses para notificar o TRE/PA, para que este marque a realização do plebiscito, para ouvir a população do Pará sobre a redivisão do Estado.
Share this article :

Postar um comentário

Redes Sociais

Subscribe via RSS Feed If you enjoyed this article just click here, or subscribe to receive more great content just like it.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O Portal de Notícias do Brasil - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger