Planeta sofre com tempestades de vento a 10 mil km/h e temperatura de 1.000°C
Osíris fica fora do Sistema solar
HD209458b, nome oficial de Osíris, fica muito próximo de sua estrela e percorre sua órbita em 3,5 dias a uma velocidade de 140 km/s, quase cinco vezes mais rápido do que a Terra gira em torno do Sol, segundo estudo publicado pela revista Nature e produzido por Ignas Snellen, do Observatório de Leiden, na Holanda. Situado a algo em torno de 1,4 quadrilhão de km da Terra, Osíris foi o primeiro planeta extrassolar descoberto em 1999.
A atmosfera deste planeta maciço escapa no espaço, como se perdesse sua substância, por isso, ele ganhou o nome de Osíris. O deus egípcio que lhe dá nome foi morto por seu irmão, que em seguida dispersou pedaços do seu corpo.
Como o planeta sempre apresenta a mesma face para a estrela, sua temperatura de superfície é mais fria no lado "noite" do que do lado "dia", onde ela pode atingir 1.000°C.
Graças ao telescópio VLT, instalado no Chile, os astrônomos puderam observar durante cinco horas a atmosfera do planeta, composto de monóxido de carbono, no momento em que ele passava à frente da sua estrela. Estudando este gás mortal, os pesquisadores descobriram um "supervento", que sopra entre 5.000 e 10 mil km/h. (Foto: Divulgação)
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Postar um comentário