Santana do Araguaia: Fazenda Cristalina sob novo conflito

Colonos apresentaram denúncia à Delegacia de Conflitos Agrários em Redenção
Um grupo de colonos que possui lotes de terras dentro da Fazenda Cristalina, localizada no município de Santana do Araguaia, a 225 quilômetros de Redenção, procurou, na manhã de terça-feira (5), a Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) em Redenção para denunciar ter sido alvo de intimidações por parte de pistoleiros que estariam agindo dentro daquela área.
A denúncia foi feita pelo presidente da associação que representa os colonos assentados na fazenda, Sidnei Borges Júnior. Segundo ele, por volta de 23h do último sábado (3), um grupo formado por cerca de 10 homens armados invadiu o assentamento e ateou fogo em quatro barracos. “A gente estava deitado e quando saímos os barracos estavam pegando fogo”, disse Júnior. Ele acredita que a ação partiu de homens a mando de grileiros que também reivindicam a posse da Fazenda Cristalina.
De acordo com Júnior, o assentamento na Fazenda Cristalina possui 52 mil hectares de terras e é dividido em grandes 15 retiros, que formam lotes de 20 alqueires cada. No local, estão assentadas 482 famílias que, segundo ele, foram levadas para lá com o apoio e incentivo do Incra de Marabá, em julho de 2008. O fato relatado à polícia ocorreu no retiro 10.
Os colonos reclamam que nos últimos três anos o Incra nunca vistoriou a área, o que torna a situação ainda mais complicada, já que ninguém tem certeza se ficará mesmo com a terra. Enquanto isso, ainda segundo Sidnei Júnior, pistoleiros intimidam os colonos a qualquer hora do dia ou da noite, porque a polícia pouco apareceria no local. “Eles andam armados aqui livremente para nos intimidar dizendo que a terra é deles. Várias pessoas já morreram aqui dentro”, disse.
O fato foi denunciado na Deca de Redenção, que ficou de enviar uma equipe até a Fazenda Cristalina para apurar o caso.
Postar um comentário