Home » » Vejam a defesa de Jader Barbalho

Vejam a defesa de Jader Barbalho

Written By EDUCACIONAL MACKENZIE on quinta-feira | quinta-feira, setembro 02, 2010

Confio na decisão do STF e no julgamento do povo do Pará

Jader Barbalho - Deputado Federal

Já esperava por essa decisão injusta. Nenhum país com sistema jurídico democrático permite este tipo de lei. Ou seja, amanhã eles podem punir quem fumava há dez anos. Entretanto, confio no julgamento do STF. Ministros já declararam publicamente, sobre a inconstitucionalidade dessa lei que é uma ameaça à segurança jurídica no país. O que me importa é o julgamento do povo do Pará que me dá até agora, 52% das intenções do primeiro voto para senador. Foi pelas mãos do povo do Pará que – de 2002 até hoje - fui eleito duas vezes o deputado federal mais votado do país e do Pará. A decisão do TSE reflete a postura política que afronta princípios constitucionais. Se realmente estou inelegível desde 2001, são nulas todas as votações das quais participei como membro do congresso nacional, inclusive a Lei da Ficha Limpa? A decisão que teve a divergência de dois ilustres ministros - Marcelo Ribeiro e Marco Aurélio Melo – reforça a minha convicção de que o STF não permitirá a consumação da excrescência política e jurídica do TSE. Aos meus eleitores eu digo que o trabalho continua. Sou candidato a senador pelo Pará. Jader Barbalho – senador 151 - PMDB


Meu amigo, minha amiga

É com grande alegria que mais uma vez me apresento para pleitear o seu voto, na certeza de que minha trajetória de trabalho em favor do Pará permite fazer este pedido.

Nesta eleição, o PMDB fez a mais importante coligação que poderia fazer: a nossa coligação é unicamente com o povo do Pará. Por isso estamos lançando candidato próprio ao Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Domingos Juvenil. Ele tem a competência e a seriedade necessárias para assumir esta importante missão.

A minha candidatura ao Senado resulta da firme convicção de que precisamos voltar a governar o Pará, pelo bem do nosso povo, que sofre com o descaso, principalmente nas áreas da saúde e segurança. E um representante forte em Brasília é fundamental para garantir que o Estado receba toda a atenção e recursos do governo federal e do Congresso, viabilizando seu desenvolvimento em todas as áreas.

Entramos nesta disputa para derrotar a incompetência e a propaganda enganosa. O PMDB já provou que governa em favor da população, com resultados concretos, o que você pode facilmente comprovar. As grandes obras do Pará, nos últimos trinta anos, ou foram feitas por nós ou foram planejadas por nós.

Vamos colocar novamente o Pará no rumo do trabalho, da paz e do progresso. Juntos, construiremos um Estado melhor para todos os que vivem aqui.

Um grande abraço do amigo Jader Barbalho.


Jader, o maior líder da história recente do Pará

Jader Barbalho iniciou sua carreira em 1966, aos 21 anos de idade, como vereador de Belém, após se destacar na luta estudantil, iniciada no Colégio Paes de Carvalho e depois na Juventude Estudantil Católica. Ele foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, que depois virou o PMDB. Até hoje, Jader mantém-se fiel ao partido e aos princípios que norteiam sua vida pública desde o início: promover o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida da sua população.

Na década de 70, foi eleito deputado estadual e duas vezes deputado federal, revelando-se um orador brilhante e destemido, integrando o grupo Autênticos do PMDB, aqueles que não silenciaram mesmo diante das ameaças de prisão. Em 1982, veio o ápice da luta contra a ditadura militar, quando foi eleito governador do Pará, aos 38 anos de idade, o mais jovem na história do Estado. Jader foi um dos líderes da campanha pelas Diretas Já, que devolveu ao povo o direito de eleger o presidente da República.

De 87 a 90, ocupou dois ministérios no governo do então presidente José Sarney. Em 1991, iniciava o segundo mandato de governador, após a campanha vitoriosa de 90, uma das mais disputadas da história. Em 94, veio a primeira vitória para o Senado da República. Em 1998, Jader chegou ao posto de presidente nacional do PMDB. De fevereiro a setembro de 2001, foi presidente do Senado e do Congresso Nacional, o cargo mais alto de sua carreira. Nas eleições de 2002 e 2006, consagrou-se como o deputado mais votado do Pará e, proporcionalmente, um dos mais votados do Brasil.

Mais do que uma trajetória impressionante, Jader Barbalho tem obras, serviços e atitudes que o credenciam como o político que mais fez pelo Estado e sua população. Para que as gerações atuais compreendam a dimensão da obra feita por Jader é preciso retroceder às condições em que o Estado vivia no início da década de 80. Sem desmerecer os demais governantes, o que Jader fez pelo Pará pode ser comparado ao que Antônio Lemos fez por Belém no século XIX.

Em 44 anos de trajetória, Jader resistiu e tem resistido a ataques ferozes a sua imagem, justamente por ele ser o mais querido e votado pelo povo. Esta imagem não há campanha contra que apague, porque está alicerçada em trabalho de verdade em prol dos que mais precisam.


O Pará ganha mais com Jader no Senado Federal

Poucos estados podem contar em Brasília com um representante do peso e influência política de Jader Barbalho. Quem já foi duas vezes ministro, presidente nacional do maior partido brasileiro e presidente do Congresso Nacional conhece bem os caminhos necessários para colocar o Estado na pauta de investimentos federais.

O Pará precisa de um governo sério e competente, mas também da garantia de uma bancada federal em condições de lutar pelos interesses do Estado no principal centro de decisões do país, o Congresso Nacional.

Reconhecido como grande estrategista político, Jader é respeitado em Brasília, até mesmo pelos adversários, por sua capacidade de articulação e diálogo em favor da democracia. Há 13 anos consecutivos, o paraense está na lista do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – como um dos um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, os chamados “cabeças do Congresso”. O DIAP avalia o desempenho, o trânsito e o peso nas decisões tomadas.

Para se ter uma lembrança deste peso, Jader Barbalho foi o único parlamentar que teve a coragem de enfrentar o poder do então senador Antônio Carlos Magalhães, um dos políticos mais fortes da República, que antes de morrer reconheceu ter sido um erro a disputa com Jader.


Verbas para as eclusas de Tucuruí e muito mais

O trabalho e a influência de Jader Barbalho em Brasília faz toda a diferença para o Estado. A conclusão das eclusas de Tucuruí, por exemplo, teve sua participação decisiva como senador e deputado federal. Jader escreveu cinco cartas ao então presidente Fernando Henrique cobrando a conclusão das eclusas. No Governo Lula, teve atendida a solicitação para que a obra fosse transferida do Ministério dos Transportes para a Eletronorte. Ele conseguiu também alocar recursos no orçamento da União para finalizar as eclusas, que estão sendo concluídas ainda este ano.

Outros exemplos de obras realizadas com recursos obtidos por Jader são a duplicação da BR-316 no trecho de Benevides a Castanhal e as orlas de Santarém, Tucuruí e Altamira, sem falar nas emendas que já beneficiaram nos últimos anos todos os municípios paraenses.


Importante atuação como ministro

A passagem de Jader Barbalho em dois ministérios demonstra o quanto ele pode ajudar o Pará e o Brasil. Na Previdência Social, implantou o SUS e o 13º salário para os pensionistas do INSS. Destinou recursos ao nosso Estado para a construção de creches, escolas, postos de saúde e numerosas obras via LBA, além da ampliação do Hospital de Clínicas e construção de hospitais e unidades de saúde em vários municípios.

No ministério da Reforma Agrária, criou o fundo da reforma agrária e definiu regras claras de desapropriação, o que antes gerava muita confusão. Dois problemas históricos foram resolvidos no Pará: a desapropriação da área do Polígono dos Castanhais, onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia, no sul do Estado, e a desapropriação da área da Cidapar, que atingia vários municípios na Pará-Maranhão e era alvo de disputas com atuação de pistoleiros, como o lendário Quintino.


Share this article :

Postar um comentário

Redes Sociais

Subscribe via RSS Feed If you enjoyed this article just click here, or subscribe to receive more great content just like it.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O Portal de Notícias do Brasil - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger