Home » »

Written By EDUCACIONAL MACKENZIE on quarta-feira | quarta-feira, setembro 01, 2010

31/08/2010 19h24 - Atualizado em 31/08/2010 19h58

'Tarefa mais importante hoje é restaurar a economia', diz Obama

'Ainda há muito trabalho que temos de fazer', disse presidente dos EUA. Discurso de hoje marca fim de fase de combate de tropas no Iraque.

Do G1, com agências internacionais

O presidente dos Estados Unidos disse nesta terça-feira (31) que a tarefa mais importante para seu país hoje é restaurar a economia "e colocar os milhões de americanos que perderam o emprego para trabalhar", adiantando o discurso que fará nesta noite e que marcará o fim simbólico dos sete anos de operações no Iraque. Barack Obama falou durante seu encontro com as tropas para agradecê-las pelo serviço prestado à nação.

Em um discurso de 15 minutos no Salão Oval, à noite, Obama sairá em defesa da sua decisão de encerrar a fase de combate e manter apenas 50 mil soldados em tarefas de apoio e treinamento no Iraque, e tentará demonstrar que, com isso, está cumprindo uma das suas principais promessas da campanha eleitoral de 2008. Segundo o presiente, sua fala não será de "vitória".

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradece a militares norte-americanos pelo trabalho no quartel Fort Bliss, no Texas, nesta terça-feira (31)O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradece a militares norte-americanos pelo trabalho no quartel Fort Bliss, no Texas, nesta terça-feira (31) (Foto: Jason Reed / Reuters)

Mas os norte-americanos também esperam a liderança de Obama em questões econômicas, e alguns analistas questionam seu foco na política externa nesta semana --Iraque e Oriente Médio-- num momento de temores com uma recaída recessiva.

Funcionários da Casa Branca deixaram claro que Obama deve falar sobre a economia dos Estados Unidos no contexto da retirada do Iraque.

"Ele sente que é muito importante redirecionar recursos que temos gasto no exterior nos últimos anos para investimentos na nossa economia e na nossa competitividade aqui em casa", disse Ben Rhodes, subassessor de segurança nacional da Casa Branca.

Para celebrar o fim da missão de combate no Iraque, Obama visitou na terça-feira o quartel Fort Bliss, no Texas, mas salientou que seu discurso no Salão Oval não deve ser visto como a "volta da vitória."

"Não será autocongratulatório. Ainda há muito trabalho que temos de fazer para assegurar que o Iraque seja um parceiro efetivo", afirmou Obama.

Comparações com Bush A Casa Branca está preocupada em evitar comparações com o discurso de 2003 do então presidente George W. Bush a bordo de um porta-aviões, quando, em frente a um cartaz com os dizeres "missão cumprida", ele anunciou que as grandes operações de combate haviam terminado.

A violência no Iraque posteriormente explodiu, e o evento passou a ser visto como um grande tropeço.

Obama, que foi contra a guerra do Iraque desde o início, conversou por telefone com Bush por alguns minutos, a bordo do avião presidencial, disse a Casa Branca sem entrar em detalhes.

Os republicanos gostariam que Obama desse crédito a Bush por ter enviado reforços ao Iraque em 2007, revertendo um cenário que, segundo muitos comandantes militares, prenunciava uma derrota para os Estados Unidos.

"Embora a maioria dos democratas ainda não tolere admitir, a guerra do Iraque está terminando com sucesso porque o reforço funcionou. Em 2007, o presidente George W. Bush finalmente adotou uma estratégia e um time no Iraque que poderia vencer", escreveu no Wall Street Journal o senador republicano John McCain, candidato derrotado por Obama na eleição presidencial de 2008.

Bush invadiu o Iraque sob a justificativa de encontrar armas de destruição em massa, o que nunca ocorreu. Uma pesquisa CBS News divulgada neste mês mostrou que 72 por cento acham que a guerra não valeu a pena, levando em conta o número de norte-americanos mortos.

*(Com informações da Reuters e da France Presse)

Share this article :

Postar um comentário

Redes Sociais

Subscribe via RSS Feed If you enjoyed this article just click here, or subscribe to receive more great content just like it.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O Portal de Notícias do Brasil - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger