Home » »

Written By EDUCACIONAL MACKENZIE on segunda-feira | segunda-feira, julho 05, 2010

Polícia da China reforça segurança em região de confrontos étnicos

Cidade de Urumqi vive tensão um anos depois de conflitos que deixaram 200 mortos

Peter Parks/05.07.2010/AFPFoto por Peter Parks/05.07.2010/AFP
Mulher chora diante do lugar onde um dos seus parentes morreu durante o violento conflito entre grupos de hans e parte da minoria uigur, muçulmana

A polícia da China reforçou a segurança nesta segunda-feira (5) em Urumqi, capital da Província de Xinjiang, no noroeste da China, palco de violentos confrontos étnicos há um ano.

Em 5 de julho de 2009, parte da minoria uigur - muçulmana e de língua turca - se revoltou contra a dominação chinesa representada pela maioria de etnia han.

Nos dias seguintes, grupos de hans, armados com facas e barras de ferro, saíram às ruas para se vingar. Nesta segunda-feira, a cidade de Urumqi estava, depois que as autoridades aconselharam aos uigures a não sair de casa.

Centenas de policiais foram mobilizados principalmente no bairro uigur, onde forças de segurança com capacetes e escudos patrulhavam as ruas.

Oficialmente, 200 pessoas morreram e 1.700 ficaram feridas no dia 5 de julho de 2009. As autoridades chinesas acusaram os separatistas étnicos de terem incentivado os conflitos.

A imprensa chinesa divulgou que a Justiça condenou 200 pessoas, 26 delas foram sentenciadas à morte, sendo que nove já foram executadas.

Share this article :

Postar um comentário

Redes Sociais

Subscribe via RSS Feed If you enjoyed this article just click here, or subscribe to receive more great content just like it.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O Portal de Notícias do Brasil - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger