Homem abre fogo contra conselheiros escolares e se suicida nos EUA
Ex-condenado prometia matar todos, mas foi baleado e se matou antes de ser preso
- Texto:
Um homem abriu fogo contra conselheiros escolares durante uma audiência em um colégio de Panama City, no Estado americano da Flórida, e se suicidou após trocar tiros com um policial. O tiroteio aconteceu em um encontro do conselho da escola Bay District, nesta terça-feira (14), e assustou toda a comunidade, que fica a 930 km de Miami. Emissoras de TV locais captaram a tragédia do início ao fim.
Clay A. Duke acompanhava professores, alunos e pais na audiência que premiava estudantes pelos objetivos alcançados durante o último ano letivo. No momento em que o espaço foi concedido para que os cidadãos pudessem questionar os conselheiros, o homem de 56 anos tomou a frente dos demais.
- Seis homens fiquem. Todos os demais saiam.
O alerta de Duke veio depois de o homem pintar a letra V com um círculo em volta em uma das paredes da sala, mostrar uma arma e ordenar que o local fosse esvaziado. Uma integrante do conselho escolar tentou desarmar o homem, mas não conseguiu. O atirador então começou a se queixar sobre a mulher, desempregada, e os impostos.
O superintendente Bill Husfelt, que comandava a mesa, ainda tentou demovê-lo das ameaças de atirar, pedindo que ele se entregasse e deixasse todos saírem a salvo da sala.
- Tenho a impressão de que você quer que os policiais entrem e matem você, porque você disse que irá morrer hoje. Não vale a pena. Por favor, por favor.
Essas foram as últimas palavras de Husfelt a um irritado Duke, que começou a disparar. Ele errou o primeiro tiro, e o chefe de segurança local, Mike Jones, um ex-policial que faz parte do conselho escolar, entrou na sala e trocou tiros com o homem, ferindo-o. Ainda no chão, Duke atirou contra si próprio.
Segundo informações da polícia, Duke já tinha uma ficha criminal. Em 2000, ele havia sido condenado por perseguição a uma antiga namorada, obstrução da Justiça e por atirar contra um veículo.
O vídeo da ação mostra que os conselheiros tentaram um diálogo mais amplo com o atirador, na tentativa de acalmá-lo e evitar que alguém se ferisse. O sargento Jeffrey Becker afirmou que “há pistas do motivo do atirador”, mas se negou a dar detalhes.
No perfil de Duke no Facebook é possível encontrar o desenho feito por ele na parede da sala, possivelmente seja inspirado no filme V de Vingança, e um “testamento”, no qual o atirador afirma que "os riscos manipulam a população".
- Dirão que fui um monstro, mas não. Apenas nasci pobre em um país em que os ricos manipulam, usam, abusam e escravizam economicamente 95% da população.
Postar um comentário