Laudo de pane no Metrô conclui que foi acionado botão para abrir a porta
Atraso e acionamento de botão provocaram pane na linha 3 em setembro. Investigação do Instituto de Criminalística não menciona blusa em porta.
O Núcleo de Engenharia do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica de São Paulo apresentou oficialmente nesta sexta-feira (19) o laudo técnico sobre o incidente ocorrido no Metrô em 21 de setembro. Os peritos criminais e engenheiros José Manoel Lapa e Dirceu Pereira Ribeiro, que assinam o laudo, informam no documento que não constataram qualquer anormalidade no funcionamento da composição 309, que, na ocasião, parou entre as estações Pedro II e Sé.
O laudo não menciona nenhuma blusa presa (apontada inicialmente como causa do problema) e conclui que a composição 309 parou de forma automática, em obediência ao sistema de segurança do Metrô, que garante distância mínima entre os trens. Outro trem, que seguia adiante, permaneceu estacionado na Estação Sé por período superior ao normal, o que levou os passageiros da composição 309 a acionarem o botão de emergência de abertura de portas.
O problema que afetou a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã de uma terça-feira afetou o funcionamento das 18 estações da linha, que vai de Coritinhians-Itaquera, na Zona Leste, até a Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste. O Metrô divulgou que uma blusa que impedia o fechamento das portas tinha dado origem ao problema.
Diante da possibilidade de os passageiros descerem da composição para a via férrea, o Metrô desenergizou a via, por questão de segurança, afirmam os peritos no laudo, ocasionando uma interrupção da circulação dos trens. Os passageiros deixaram a composição espontaneamente, de acordo com o documento.
Depois de recebido pelo delegado Valdir de Oliveira Rosa, titular da Delegacia de Polícia do Metrô, o laudo passará a integrar o inquérito policial ao lado de depoimentos de testemunhas e autoridades, relatórios de investigação e outros documentos que venham a ser anexados. Todas essas peças serão analisadas para o completo esclarecimento do incidente no M
Postar um comentário