Home » »

Written By EDUCACIONAL MACKENZIE on terça-feira | terça-feira, outubro 19, 2010

Israel e Google publicarão na internet manuscritos do mar Morto com textos bíblicos
  • Comunidade evangélica transforma garrafas "pet" em vassouras
  • Nilton Câmara: "O objetivo é fazer com que o surdo acredite nele"
  • Stephen Hawking: Deus não criou o universo
  • Ministério visa inserir pessoas com deficiência em atividades das congregações
  • Desperta em Marabá-PA abre série de congressos em 2010
  • O departamento israelense de Antiguidades e o gigante americano da internet Google anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um projeto para divulgar, na internet, os manuscritos do mar Morto, que contêm alguns dos mais antigos textos bíblicos.
    Este plano, com um custo de US$ 3,5 milhões (2,5 milhões de euros), tem por objetivo disponibilizar gratuitamente esses documentos, que possuem cerca de 2.000 anos.
    "É a descoberta mais importante do século 20 e vamos compartilhá-la com a tecnologia mais avançada do século 21", afirmou a responsável pelo projeto do departamento israelense de Antiguidades, Pnina Shor, em uma coletiva de imprensa em Jerusalém.
    A administração israelense captará imagens em alta definição utilizando uma tecnologia multiespectral desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana.
    As imagens serão, posteriormente, publicadas na internet pelo Google em uma base de dados e traduções dos textos colocadas à disposição.
    "Todos os que possuem uma conexão à internet poderão acessar algumas das obras mais importantes da humanidade", disse o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento do Google em Israel, Yossi Mattias.
    Shor afirmou que as primeiras imagens estarão disponíveis nos próximos meses e o projeto terminará em cinco anos.
    Acredita-se que os 900 manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, no Mar Morto, constituem uma das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos. No material encontrado, há pergaminhos e papiros com textos religiosos em hebraico, aramaico e grego, assim como o Antigo Testamento mais velho que se conhece.
    Fonte: Folha.COm
    Via: www.guiame.com.br
    Share this article :

    Postar um comentário

    Redes Sociais

    Subscribe via RSS Feed If you enjoyed this article just click here, or subscribe to receive more great content just like it.
     
    Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
    Copyright © 2013. O Portal de Notícias do Brasil - All Rights Reserved
    Template Created by Creating Website Published by Mas Template
    Proudly powered by Blogger